Introdução à Teologia

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

Você sabe o que é teologia e para que ela serve? Você se considera um teólogo? O que é doutrina? O que é heresia? Quais são as características das principais correntes teológicas? Qual o papel da tradição no labor teológico? Essas e outras perguntas explicadas de maneira didática e descomplicada.

Sejam muito bem vindos ao módulo de Introdução à Teologia da EBT – Escola Bibotalk de Teologia. Eu sou o professor Rodrigo Bibo de Aquino, mestre em Teologia pela FABAPAR – Faculdades Batista do Paraná, especialista em aconselhamento cristão pela Faculdade Refidim e bacharel em Teologia pela FLT – Faculdade Luterana de Teologia.

AS AULAS COMEÇAM DIA 2/06

Aulas

AULA 01 – O QUE É TEOLOGIA? #IT(Prévia)

Nessa primeira aula vamos entrar nesse rico universo que é a teologia. Mas para isso, precisamos entender alguns fundamentos. O que significa teologia? Como o termo foi usado ao longo da história? Afinal, qual a importância da teologia? Isso e muito mais, vem comigo!

AULA 04 – AS FONTES DA TEOLOGIA #IT

Nossa reflexão teológica parte primordialmente das Escrituras, contudo, outros fatores são fundamentais no labor teológico. Diante de tantos sistemas teológicos, torna-se importante conhecer quais são as fontes da teologia. Vamos apresentar nessa aula o quadrilátero de Wesley:

AULA 5 – QUE SERVIÇO NOS PRESTA A TEOLOGIA?

Entendemos que a teologia é tarefa de todos os cristãos e por isso, afeta diretamente todos os departamentos da igreja. Seguindo o caminho proposto por Alberto Roldán, em sua introdução à teologia, vamos ver

AULA 6 – ORTODOXIA, HERESIA E TRADIÇÃO #IT

Nessa aula vamos falar sobre a importância da doutrina e seu surgimento. Também trataremos sobre o desvio desse corpo doutrinário, as heresias. Será que tudo o que chamamos de heresia é mesmo uma heresia? E como relacionar heresia e ortodoxia? Em suma, nessa aula vamos fala sobre:

SISTEMAS TEOLÓGICOS #IT

As demais aulas desse módulo focarão nos principais sistemas teológicos. Faremos um panorama que nos ajudará a entender o catolicismo romano, o luteranismo, o calvinismo, o arminianismo, o pentecostalismo e o dispensacionalismo.