História da Igreja Antiga

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

Você já ouviu falar do Concílio de Nicéia? E sobre Agostinho? Você sabe o que é o Arianismo? E o que ensinou Orígenes? Estudar a história da Igreja Antiga não é só uma questão de datas e fatos de um passado remoto. Muito além disto, trata-se de compreender como a Igreja cristã se iniciou. Entender como os cristãos daquela época interpretaram a Bíblia e aplicaram este conhecimento, nos ajuda a entender melhor e com maior profundidade aquilo que hoje chamamos de ortodoxia da fé. Além disto você terá a oportunidade de compreender como os pais da Igreja lutaram pela fé pura e ortodoxa frente às heresias e descobrir que muitos erros doutrinários do nosso tempo, já foram enfrentados lá atrás pelos primeiros cristãos.

Nossa proposta

O Curso de História da Igreja Antiga foi desenvolvido para permitir um conhecimento panôramico do período que vai desde o surgimento da Igreja com Jesus e os apóstolos, passando pelas missões apostólicas até as primeiras controvérsias com os gnósticos e a consolidação da ortodoxia nos grandes concílios ecumenicos. Além dos dados e fatos mais importantes, as aulas oferecerão a oportunidade de conhecer melhor as culturas daquela época, a arquitetura das antigas igrejas e o pensamento teológico de cada período.

 

Aulas

HIA – Aula 1 – Por que e como estudar História da Igreja?(Prévia gratuita)

Duração: 45 minutosComplexidade: Fácil

Estudar História da Igreja não é tão difícil como você talvez imagine. Pense como é organizar uma viagem. Você precisa munir-se de um guia, documentos, organizar meio de transporte, fazer as malas. Dá trabalho, mas quando você tem tudo à sua mão a viagem é prazeirosa. É o que ofereço neste curso. Um guia de viagem, um passaporte para os tempos da Igreja Antiga.

HIA – Aula 2 – Jesus, Paulo e o inicio da Igreja Cristã

Duração: 45 minutosComplexidade: Fácil

Uma acusação comum é de que Paulo teria fundado a Igreja Cristã e de que Jesus não tinha qualquer intenção de iniciar algo como a Igreja. Será que esta tese tem fundamento bíblico? Além desta questão importante, vamos analisar algumas outras personagens importantes do inicio da fé cristã como Pedro, Barnabé e Estevão, além da questão da controvérsia entre Judeus e Gentios que confluiu no Concílio de Jerusalém. Veremos também como era organizado e até onde as missões cristãs do primeiro século chegaram.

HIA – Aula 3 – O gnosticismo e as outras heresias cristãs

Duração: 30 minutosComplexidade: Fácil

Seitas e heresias é assunto recorrente no meio cristão. Por vezes, o assunto é cercado de preconceitos, falácias, teorias da conspiração. Na internet sempre há mais um vídeo para defender antigas e novas heresias como se estes fossem mais um grupo injustiçado. Deixando de lado esta discussão de como a história poderia ser diferente se isto ou aquilo tivesse acontecido. Vamos aprender nesta aula sobre o surgimento, desenvolvimento e os ensinos do gnosticismo, do monatanismo e do marcionismo.

HIA – Aula 4 – Os teólogos do segundo século

Duração: 18 minutosComplexidade: Fácil

Todos nós conhecemos Paulo e João, autores de grande parte dos escritos do Novo Testamento. Porém poucos conhecem o africano Atanásio, os egípcios Clemente e Orígenes, ou Irineu de Lion e Justino, Mártir. Falamos que cremos na Trindade ou de que Jesus verdadeiramente morreu numa cruz pelos nossos pecados mas desconhecemos como os teólogos da antiguidade desempenharam um papel essencial em combater as heresias e lançar os fundamentos da ortodoxia cristã. Nesta aula vamos estudar a vida e obra destes primeiros teólogos cristãos.

HIA – Aula 5 – A Igreja no terceiro século

Duração: 33 minutosComplexidade: Fácil

Compreenda as razões das perseguições e como a Igreja cristã cresceu mesmo num cenário desfavorável. Entenda o desenvolvimento das primeiras estruturas hierárquicas e do conceito de Igreja que marcará séculos de história até os dias de hoje.

HIA – Aula 6 – A Igreja sob Constantino

Duração: 27 minutosComplexidade: Fácil

Compreenda a mudança que significou deixar de ser Igreja perseguida e passar a ter a liberdade de culto. Entenda as principais correntes filosóficas daquela época, o Neoplatonismo e o Maniqueísmo, e como elas iriam influenciar o pensamento cristão mais adiante na história. Veja como o desenvolvimento doutrinário e organizacional da Igreja não necessariamente está ligado à pessoa do imperador Constantino.

HIA – Aula 7 – A crise ariana e os concílios de Nicéia e Constantinopla

Duração: 15 minutosComplexidade: Regular

Após o confronto com as primeira heresias iniciaram-se mais discussões calorosas. Qual a relação de Jesus com o Pai? Ele era de fato Deus? Ou será que Jesus era só um ser humano? Nesta aula vamos abordar as idéias de Ário e como, a despeito do senso comum, não foi Constantino quem inventou o dogma cristológico da consubstancialidade, isto é, de que Jesus e o Pai são da mesma substância. Entenda melhor essa treta na aula de hoje!

HIA – Aula 8 – A consolidação da ortodoxia: Os concílios de Éfeso e Calcedonia

Duração: 18 minutosComplexidade: Regular

Veremos nesta aula o desenvolvimento da ideia da união hipostática, isto é, da união entre as duas natureza de Cristo em uma só pessoa: Jesus. A grande questão é como os diversos grupos entendiam o que significava dizer que Jesus e o Pai eram da mesma substancia. As perguntas que surgiram fora: Quem era então Maria? Mãe de Deus ou mãe de Jesus? Se Jesus é Deus e homem, ele precisava comer?

HIA – Aula 9 – Agostinho de Hipona

Duração: 21 minutosComplexidade: Regular

Nesta aula você terá um panorama da vida e da teologia do grande teólogo africano Agostinho de Hipona. Sem dúvida não é possível imaginar a teologia cristã atual, especialmente a teologia da reforma, sem recorrer a Agostinho. Por isso é fundamental compreender o pensamento dele com relação ao ser humano, pecado e graça, isto só para citar alguns conceitos.